quinta-feira, agosto 23, 2007

Ociosidade & Obesidade


Portugal é segundo país da Europa com o maior índice de obesidade entre os jovens. É esta a realidade nacional. E não é de estranhar.
Se há uns anos o fast food franzia o sobreolho de muitos, hoje parece perfazer a delícia de um jantar de requinte. Tem cada vez mais adeptos. É rápido, sabe bem e é pouco dispendioso. Parece perfeito. Parece. O pior vem depois.
A obesidade não é só um problema de cultura é também pessoal. Hoje os miúdos não são saudáveis porque, para além de muitas outras coisas, são descartados pelos pais e obrigados a desenrascarem-se sozinhos.
A rua deles é o hi5. É aí que preferem passar os seus dias. A net serve tantas e tantas vezes de almoço, porque para muitos quando se tem um pc à frente, net e diversão, o dia está feito. Porém, quando o mundo virtual não consegue suprir as necessidades biológicas e fisiológicas, serve uma sandes feita à pressão com qualquer coisa que haja no frigorífico e uma coca-cola. O jantará fará, depois, a mãe.
A juntar a tudo isto, são incentivados pelos pais a comerem sem regras e a não fazerem exercício, pois dá trabalho. Se o menino faz birra porque não quer comer sopa nem fruta, coitadinho é pequenino. Mas se for chocolate a mãe já dá. E quando assim é, milagres não se esperam.
Sair à rua para jogar uma futebolada com os amigos, andar de bicicleta, fazer parvoíces típicas da idade, parece coisa em desuso.
A falta de ritmo é um grave problema da actual sociedade. Educa-se para a facilidade. As crianças ficam excessivamente mimadas, intolerantes e inexperientes para a vida. E isso, não se aprende num pc à margem do mundo, mas na vida real. É preciso arranhar-se de vez quando, cair para se aprender a levantar sozinho. É preciso viver, urgentemente!
A ociosidade parece moda, num mundo em que ser obeso é cada vez mais banal.

3 comentários:

mijinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mijinha disse...

nulol bem eu removi plo simples facto de me ter enganado ,o k tva a dizer é k não posso afirmar mta coisa em relação a este assunto...Mas acho que tens toda a razão e é um dos maiores problemas da vida contemporanea não são so as drogas e o alcool k exigem as suas vitimas tbm a obesidade...

Anônimo disse...

sm,anonimo nem todas as pessoas são gordas porque foram birras de criança ou coisa do tipo , tem pessoas que tem "herança" genética onde os pais são gordos o filho não tem uma estrutura alimentar adequada porque os pais ja nao se importam com eles mesmo.