segunda-feira, outubro 15, 2007

A teoria e as mulheres


Há verdades indesmentíveis traduzidas por aspectos que pouco ou nada mudam ao longo dos tempos. É, que, as coisas hierarquizadas podem sofrer reformulações mas, no fundo, são iguais. A maneira com que se afiguram é que pode ser ligeiramente diferente.
Refiro-me à maneira como a sociedade funciona em termos de diferença de sexo. A mulher e o homem, não têm, nem por sombra, as mesmas oportunidades em termos sociais. Os motivos são diversos e o resultado também. Aliás, o resultado salta à vista.
Quer queiramos quer não, vivemos num regime machista feito para os homens. Uma mulher é sempre mais condenada por isto ou por aquilo e as diferenças começam logo em termos fisiológicos. Além disso, uma mulher é sempre vista de lado, se ocupa funções predestinadas, por excelência, aos homens. Poderia desdobrar os exemplos, mas a realidade fala por si.
A igualdade tem de transcender a teoria, pois, na prática, ela é um mito maior que o monstro de Lock Ness.
Um homem à partida vê na namorada, na cônjuge, ou no que quer que seja, uma segunda mãe. E se ela não se coaduna com essas funções de matriarca, então temos o caldo entornado. Não obstante, se um homem casado sai para beber um copo com amigos e a mulher fica em casa a tomar conta do filho, é naturalíssimo em sociedade. Porém, o inverso, por nem sequer se julgar legítimo até pela própria mulher, raramente acontece.
Os condicionalismos de se ser mulher são tantos, que me perderia a enunciá-los. É uma coisa bonita, é sim senhor. Mas uma prova dura todos os dias. Nascer homem, continua a ser e será, uma sorte. Sorte essa que se traduz em facilidades sociais, psicológicas, genéticas. Enfim, nascer-se homem é um passaporte antecipado para a facilidade, nua e crua.

2 comentários:

mijinha disse...

bom dia...não concordo em parte, ta bem que em termos de emprego para o sexo feminino torna se dificil...mas cada vez mais o papel da mulher é visto mais relaxadamente pela sociedade, pagamos menos em discotecas e a maior parte das lojas etc dedicam se as nossas necessidades quase exclusivamente, obviamente estou a falar de futilidads no entanto penso que apenas as mulheres fracas fazem do nosso sexo um sexo fraco... Tens que ser mais optimista em relação a nossa posição...Temos mamas lololol ou seja muita coragem

Farqad al-Khawwas disse...

Bem, oh afiadora, eu já não vinha cá fazer uns coments, algum tempo, mas neste post tinha de fazer!
Seja qual for o ponto de vista, o homem e a mulher são diferentes...
Essa é uma realidade, mais que obvia, mas nem todas as realidades, têm de ter vantagens ou desvantagens. As realidades são naturais, reais, a natureza as criou e não foi tendenciosa (Até porque natureza é uma palavra feminina ;)
Mas ainda ontem, vi num documentário, em que uma especialista em Genética, referia que o facto do cromossoma y, não ser tão "bem constituído" como o do X, talvez explique as diferenças que tiveste a enumerar... Não sei se me fiz entender, mas é a minha opinião, muito pouco seca! Lol! Continua a escrever, porque é sempre bom comentar! Bjs*