sexta-feira, abril 10, 2009

Coisas que ficam



Este filme passou agora da SIC e estreou em 1999. Há dez anos, tantos quantos eu tinha na altura. Nem mais nem menos. Estava o Centro Comercial Colombo a nascer para o mundo e para mim. Fui lá vê-lo e desde logo me espantei com arquitectura do CCC. Naquela altura, aquilo era diferente de tudo a que estava habituada. Um mundo novo para o meu pequenino cérebro.

Para uma miúda com dez anos, ir à Capital e ainda por cima passar numa sala de cinema assim e ali, foi algo de especial. Soube-me muito, mas muito bem. Aquela animação toda, o som, um balde de pipocas enormeeee e um sorriso de orelha a orelha; veio para nunca mais esquecer. Lembro-me que a seguir, no auge de mim, comi um gelado cujo sabor jamais voltei a experimentar. Havia qualquer coisa, talvez fossem os dez anos de descobertas feitas até ali. Coisas que não se ensinam, nem tão pouco se sabe como se aprendem. Contudo, no fim de contas, estão cá.

Hoje já não vejo nos miúdos o mesmo brilho no olhar que se tinha na altura, com as traquinisses inocentes. Hoje, os putos modernos, trocam uma bela tarde de brincadeira a correr por aí por uma PSP e um hamburger para calar a fome e a vontade. Para se calarem a si, enquanto estes pormenores lhe roubam os melhores anos de uma vida que não volta.

Assim, de mansinho e aos poucos. De olhos fechados, a fazer o pino, debaixo de água ou como quer que fosse, seria capaz de apostar que, sem darem conta, já vão estar crescidos.

Nenhum comentário: