quarta-feira, dezembro 28, 2005

QI em estado puro




Realmente tenho de confessar que fico extasiada com a inteligência de certos seres. Passo a explicar, este pequeno país afinal nem é assim tão exíguo, pois ainda se arranja um espacinho para incorporar novos nomes de locais até à data, absolutamente desconhecidos. Certas personalidades devem ainda andar influenciadas pelo tempo dos descobrimentos, mas cá entre nós, há quantos anos é que isso já lá vai?! (Hum, pois não vamos por aí…). Prosseguindo, estes seres são tão capacitados, mas tão capacitados, que deixam qualquer um de perfeito pasmo, ao ponto de inventarem um nome de uma localidade que até à data permanecia no silêncio dos deuses. É ela mesmo e, passo a citar: “Amêndoão.”
Irremediavelmente, isto não deixa de ser estapafúrdio. Bem, é que das duas umas: ou é um neologismo (se assim é, parabéns caros sapientes, aconselho-vos a divulgar as vossas obras que com certeza terão um conteúdo que deixará o mais sábio dos mortais e, perdoem-me a redundância, embasbacado.). Por outro lado, a perspectiva mais animadora, levaria a questão para uma tentativa menos feliz de produzir uma neologia acabando por engendrar numa espécie de palavra, sim porque não passa disso mesmo, de uma espécie. Repare-se que é uma palavra, que a gíria intitula de “muito à frente”, uma vez que tem dois acentos numa só palavra.
Meus senhores, estou certo que tereis no mínimo bom senso. Assim sendo, talvez não seja de todo descabido consultarem um mapa deste luso país cada vez que pretendeis escrever, na sua essência, algo que desconheceis. Por outro lado, quem sabe, um dicionário que vos transmitirá com toda a certeza algo que a vossa professora primária vos ensinou com tanto afinco, mas que esqueceis: uma palavra, na dita língua de Camões tem apenas um acento. Ou será que não?! Ah, a propósito, não quereríeis dizer pura e simplesmente: Amêndoa?

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez virei-me pra prof de PortB, e disse k o Memorial do Convento, k acabei de ler esta semana, era uma frase de 300 e tal páginas, ela disse k o Saramago pode-se safar cm isso pq é escritor, pq é q os habitantes de Amêndoão, não podem por 2 acentos na palavra?

Afiadora disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.