terça-feira, maio 30, 2006

Participação lusa no Sub-21 sinónimo de fiasco?


Fiasco. Eis o adjectivo com que tão prontamente se definiu a participação da equipa nacional de Sub-21 no europeu deste ano. Efectivamente, e por mais vontade que se tenha de negar as evidências o desempenho luso deixou muito a desejar. O que falhou é a pergunta que a muitos assombra. Nesta matéria, não há uma causa única, mas antes um conjunto de factores. Podemos enunciar a falta de maturidade, mas a meu ver não vamos por aí, pois a imaturidade por si só não é justificativa para o claro falhanço. Além do mais, esta está apenas camuflada naquilo a que chamo de falta de garra… de frescura… de vontade de fazer história… de suar a camisola… Enfim, faltou sobretudo espírito.
Perante uma tão promissora equipa, havia que fazer bem melhor do que as provas mostradas. No fundo, penso que ninguém estava muito crente de que se pudesse chegar à final tendo por adversárias equipas como a tão falada Alemanha ou a surpreendente França mas, pensava eu, que a passagem desta fase inicial era um dado adquirido. Afinal, enganei-me redondamente.
Em suma, quem não faz por ganhar as competições em que entra, então também não seria um justo vencedor. È verdade que a justeza em futebol é muito relativa, porque um golo no último minuto de desconto pode decidir muita coisa e ser um errado retrato de noventa minutos. Posto isto, resta então esperar para que a próxima participação seja mais produtiva.

Nenhum comentário: